Skip to main content

Search from vocabulary

Content language

Concept information

Estrutura de mercado > Concorrência perfeita

Preferred term

Concorrência perfeita  

Type

  • owl:NamedIndividual

Definition

  • Concorrência perfeita é um tipo de estrutura de mercado na qual nenhum agente econômico possui tamanho e força suficientes a ponto de definir ou influenciar o mercado. O conceito de concorrência perfeita é usado apenas por seu valor analítico, pois não existe na prática.

Broader concept

Entry terms

  • Modelo de concorrência perfeita
  • Regime de concorrência perfeita

Scope note

  • [NE01] A concorrência perfeita idealiza uma estrutura de mercado na qual as seguintes condições são atendidas: I - existência de grande número de vendedores, cada um dos quais incapaz de forçar a baixa nos preços por não poder fornecer uma quantidade maior de produtos do que os demais; II - todos os compradores e vendedores com o mais completo conhecimento dos preços e disponibilidades do mercado local e de outras praças; III - inexistência de significativas economias de escala, de modo a nenhum vendedor poder crescer a ponto de dominar o mercado; e IV - inexistência de barreiras à livre movimentação dos fatores de produção e dos empresários. [REF] SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/magaldi/GEO_ECONOMICA_2019/dicionario-de-economia-sandroni.pdf. Acesso em: 08 maio 2024.
  • [NE02] Do lado da demanda, uma estrutura de concorrência perfeita pressupõe: I - a existência de muitos compradores, nenhum deles capaz de variar o volume de suas compras a ponto de influir nos preços; II - informação completa sobre preços, locais de venda etc.; III - nenhum problema de locomoção; e IV - homogeneidade do produto, ou seja, é indiferente comprar de um ou de outro vendedor. [REF] SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/magaldi/GEO_ECONOMICA_2019/dicionario-de-economia-sandroni.pdf. Acesso em: 08 maio 2024.
  • [NE03] Na concorrência de perfeita, cada produtor operaria com a mais alta taxa de eficiência, seu produto teria o mais baixo custo e seu lucro seria o mínimo necessário para manter o também necessário número mínimo de produtores. [REF] SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/magaldi/GEO_ECONOMICA_2019/dicionario-de-economia-sandroni.pdf. Acesso em: 08 maio 2024.
  • [NE04] Na concorrência perfeita, obtém-se lucro alcançando a maior diferença possível entre as receitas totais obtidas e os custos totais. Ou seja, uma empresa que atua nesse tipo de estrutura de mercado maximiza seu lucro quando iguala a receita marginal com o custo marginal. [REF] Fonte: ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ENAP). Introdução à Defesa da Concorrência: O que é a defesa da concorrência. Brasília: ENAP, 2021. {p. 6-7}

Creator

  • Projeto Cade: Frente de ontologia

definition source

  • [REF] https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/342/176

In other languages

  • Perfect competition

    English

URI

http://cadethes/concorrenciaPerfeita

Download this concept:

RDF/XML TURTLE JSON-LD last modified 09/12/2024 00:22:45