Concept information
Preferred term
Mercado secundário
Type
-
owl:NamedIndividual
Definition
- Mercado secundário é um tipo de mercado econômico que compreende produtos e serviços complementares (ou produtos secundários) que são adquiridos após a compra de outro produto (produto primário) a que se refere.
Broader concept
Entry terms
- Mercado de pós-venda
- Mercado de reposição
- Mercado de sistema
- Mercados secundários
Scope note
- [NE01] Podem surgir questões relacionadas à concorrência quando o fornecedor do produto ou equipamento original (primário) também fornece o produto ou serviço no mercado secundário (em alguns mercados, o produtor ganha mais dinheiro com a venda de consumíveis do que com o produto original. [REF] EC Competition Law: text, cases, and materials, p. 368
- [NE02] Muitos bens duráveis, como os carros, precisam de peças de reposição, e alguns, como aspiradores de pó ou fotocopiadoras, também necessitam de fornecimento constante de consumíveis para funcionarem. [REF] EC Competition Law: text, cases, and materials, p. 78
- [NE03] Nos mercados secundários, os produtos e serviços precisam funcionar juntos. O produto de um sistema não pode ser usado sozinho; ele precisa ser compatível com os demais componentes do sistema a ser utilizado. Além disso, os produtos e serviços nesse tipo de mercado são muitas vezes complementares: se a procura por um produto aumenta, a procura pelos outros produtos do sistema também aumenta. Assim, se o preço de um produto diminui, aumenta a demanda por todos os produtos e serviços do sistema e vice-versa. [REF] FAZER REFERÊNCIA: Laure Schulz, 'The Economics of Aftermarkets', Journal of European Competition Law & Practice, 2015, Volume 6, Issue 2, p.123–128
- [NE04] Muitas vezes, o produto primário e os produtos secundários não são comprados simultaneamente. Em alguns casos (como automóveis e serviços de reparação), os produtos secundários podem ser adquiridos vários anos após o produto primário. Além disso, os produtos secundários podem ser adquiridos regularmente (como consumíveis) ou apenas pontualmente. [REF] FAZER REFERÊNCIA: Laure Schulz, 'The Economics of Aftermarkets', Journal of European Competition Law & Practice, 2015, Volume 6, Issue 2, p.123–128
- [NE05] Se uma empresa estiver ativa tanto no mercado primário como no secundário, pode conceder subsídios cruzados entre estes dois mercados; assim, por exemplo, consegue oferecer gratuitamente o produto primário e recuperar sua margem nos produtos secundários. [REF] FAZER REFERÊNCIA: Laure Schulz, 'The Economics of Aftermarkets', Journal of European Competition Law & Practice, 2015, Volume 6, Issue 2, p.123–128
- [NE06] A caracterização de efeitos anticompetitivos (mesmo que potenciais) no mercado secundário ou principal é um dos elementos adotados pelo Cade para qualificar venda casada. [REF] FAZER REFERÊNCIA: https://sei.cade.gov.br/sei//modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?11fcbFkN81DNKUdhz4iilnqI5_uKxXOK06JWeBzhMdu1o7VqyXeq9tKSSC3I_YlnBX8Qjt099g7spbtEu5Ayy2FzuRxRk_2pr0H4XHdhdDP3YJCFgcIS9dE3XgBXyNtm%22
- [NE07] A respeito dos elementos que devem ser analisados quanto aos possíveis efeitos anticoncorrenciais advindos de práticas no mercado secundário (aftermarket), a OCDE estabelece que a análise da prática de enforcement antitruste revela que o poder de mercado dos fabricantes de equipamentos em aftermarkets é mais provável de surgir se os mercados secundários são exclusivos. Ademais, para que surjam preocupações concorrenciais com o aftermarket, o produto primário deve ser um bem durável com um ciclo de vida longo. A probabilidade de efeitos anticompetitivos se baseia no estabelecimento de uma série de fatores, tais como: I - a disponibilidade para os consumidores de informações suficientes sobre os custos do ciclo de vida do bem primário e seus produtos secundários no momento da compra do bem primário e a possibilidade de os consumidores utilizarem tal informação para fazerem escolhas informadas e racionais; II - o grau do efeito lock-in dos clientes antigos durante o tempo de vida do produto primário e a habilidade deles de migrar para fornecedores concorrentes caso o preço dos produtos ou serviços no aftermarket se eleve acima de níveis competitivos; e III - a força dos efeitos de reputação no mercado primário e sua capacidade para restringir os comportamentos oportunistas no mercado secundário pelo fornecedor do produto primário que busca explorar os consumidores aprisionados no mercado de reposição. [REF] FAZER REFERÊNCIA : https://sei.cade.gov.br/sei//modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?mYbVb954ULaAV-MRKzMwwbd5g_PuAKStTlNgP-jtcH5MdmPeznqYAOxKmGO9r4mCfJlTXxQMN01pTgFwPLudA_CMdOucHORYOsm_xWobkfS_nqQbnoe-x_QVRutTy8zq%22
Creator
- Projeto Cade: Frente de ontologia
definition source
- [REF] EC Competition Law: text, cases, and materials, p. 78
memberOf
In other languages
-
Aftermarket
English
-
Secondary market
-
System market
URI
http://cadethes/mercadoSecundario
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