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Concept information

Poder econômico > Poder de mercado > Poder de mercado na compra

Preferred term

Poder de mercado na compra  

Type

  • owl:NamedIndividual

Definition

  • Poder de mercado na compra é um tipo de poder de mercado no qual o comprador, por meio de estratégias de compra pode — unilateralmente ou a partir da coordenação com outros compradores — diminuir o preço de compra de seu insumo abaixo do preço de venda padrão do fornecedor, acima ou abaixo do nível competitivo.

Broader concept

Entry terms

  • Poder de compra
  • Poder de mercado do comprador

Scope note

  • [NE01] O poder de compra de agentes coordenados, além de se manifestar como poder de monopsônio, também pode se manifestar como poder compensatório, na medida em que serve para barganhar vantagens, o que não se conseguiria individualmente, face a um poder de mercado pré-existente. [REF] Fonte: https://sei.cade.gov.br/sei//modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?11fcbFkN81DNKUdhz4iilnqI5_uKxXOK06JWeBzhMdu1o7VqyXeq9tKSSC3I_YlnBX8Qjt099g7spbtEu5Ayy4ESz_KPZvw8GICHFo3h89GniULsChqNQocAPUA9amHF%22
  • [NE02] Havendo poder de mercado na compra, a primeira questão relevante é identificar se, de fato, os compradores são capazes de exercer poder de monopsônio e em que grau. Avalia-se, primeiramente, se não há outros compradores no mercado geográfico para o qual os ofertantes possam fornecer seus produtos ou serviços de modo suficiente. Caso se verifique que, efetivamente, a empresa compradora detém condições de exercer poder de compra em níveis relevantes, deve-se então avaliar se há reais incentivos para que ela assim o faça e se esses incentivos são incrementados em razão do AC. [REF] CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Guia para análise de atos de concentração horizontal. Brasília: Cade, 2016. 59 p.
  • [NE03] O exame de poder de mercado na compra é importante usualmente nos casos em que os compradores são os formadores do preço e os fornecedores atuam como tomadores de preços. É o caso de indústrias nas quais o mercado de compra dos produtos é concentrado (com poucas empresas adquirindo toda a produção de insumos) e os fornecedores, normalmente, são menos concentrados e mais numerosos. [REF] CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Guia para análise de atos de concentração horizontal. Brasília: Cade, 2016. 59 p.
  • [NE04] A análise de poder de compra é complexa, dado que, a princípio, o poder de compra resulta em menores preços nos insumos que pode implicar descontos também no preço final praticado aos consumidores. O escrutínio do poder de compra, portanto, deve ser feito com cuidado, para que eventuais efeitos positivos aos consumidores sejam preservados. [REF] CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Guia para análise de atos de concentração horizontal. Brasília: Cade, 2016. 59 p.
  • [NE05] Em que pese o reconhecimento de benefícios advindos do poder compensatório, ressalta-se que o Guia H, elaborado pelo Cade, admite tal possibilidade apenas em relação ao poder de compra e, de acordo com a jurisprudência pátria, considera-se tão somente a presença de um demandante de grande porte, ou seja, uma estrutura de monopsônio. Nesses casos, o resultado pode ser uma queda de preços ou aumento da quantidade ofertada, visando a apropriação de parte do excedente do fornecedor com consequência distorção dos mercados. [REF] Fonte: https://sei.cade.gov.br/sei//modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?11fcbFkN81DNKUdhz4iilnqI5_uKxXOK06JWeBzhMdu1o7VqyXeq9tKSSC3I_YlnBX8Qjt099g7spbtEu5Ayy4ESz_KPZvw8GICHFo3h89GniULsChqNQocAPUA9amHF%22
  • [NE06] Alguns atos de concentração horizontal envolvem empresas que absorvem parcelas significativas de tipos de insumos que, por sua vez, podem gerar empresas com poder de mercado na compra. O aumento do poder de mercado na compra pode elevar a probabilidade de prejuízos à concorrência decorrente da operação e resultar, inclusive, em poder de monopsônio. Por outro lado, é corrente o argumento que a concentração no mercado de compras pode gerar um poder compensatório que seja benéfico ao consumidor. Avalia-se se a concentração no mercado de compras de insumos: I - gera ou reforça a assimetria de tamanho em relação aos fornecedores; II - e/ou dá condições para as requerentes aumentarem sua influência sobre as condições de mercado. [REF] CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Guia para análise de atos de concentração horizontal. Brasília: Cade, 2016. 59 p.

Creator

  • Projeto Cade: Frente de ontologia

definition source

  • [REF] Fonte: Tradução de "Buyer power" https://www.concurrences.com/en/dictionary/buyer-power

In other languages

  • Buyer market power

    English

  • Buyer power

URI

http://cadethes/poderdecompra

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RDF/XML TURTLE JSON-LD last modified 09/12/2024 00:22:45