Informações sobre o conceito
TERMO PREFERIDO
Integração vertical
Tipo
-
owl:NamedIndividual
Definição
- Integração vertical é a situação em que, em decorrência de uma dada operação de concentração econômica, uma organização produtiva passa a atuar em níveis diferentes e interligados de uma mesma cadeia produtiva, de modo que a concorrência em um mercado pode ser diretamente afetada pelos resultados do outro.
Termos alternativos
- Integração
- Integrações verticais
Nota de escopo
- [NE01] A integração vertical é operacionalizada, em geral, de três maneiras. A primeira delas é mediante o ingresso direto da empresa no mercado, na condição de nova concorrente, passando a explorar atividade necessária ao seu produto final. A empresa abre o seu próprio negócio e passa a concorrer também com suas antigas fornecedoras ou prestadoras de serviços. Outra maneira de verticalizar é adquirir uma empresa já existente no ramo da atividade a que se quer dar prioridade. Pode-se ainda optar por uma terceira situação, que é a contratação exclusiva de uma outra empresa, passando a obter desta os bens ou serviços de que necessita. [REF] MALARD, Teresinha. Revista do Ibrac, p. 49-50.
- [NE02] Uma relação empresarial vertical possui um conceito abrangente, compreendendo não apenas os elos diferentes da cadeia produtiva de um bem tangível, mas também a prestação de serviços, a transação de fatores de produção (know-how, direitos de propriedade, etc.) entre diferentes agentes econômicos, desde que os elos envolvidos na operação possuam uma relação de interdependência entre as diferentes partes da cadeia produtiva. [REF] Cade, Guia V+, p. 12. Disponível em:https://cdn.cade.gov.br/Portal/centrais-de-conteudo/publicacoes/Guia%20V+/Guia-V+2024.pdf
- [NE03] Uma integração vertical envolve o segmento (atividade) a montante (upstream) e o segmento a jusante (downstream) de uma determinada cadeia produtiva. [REF] Fonte: Cade, Guia V+, p. 12. Disponível em:https://cdn.cade.gov.br/Portal/centrais-de-conteudo/publicacoes/Guia%20V+/Guia-V+2024.pdf
- [NE04] Silva e Batalha (2001) afirmam que as vantagens proporcionais por uma estratégia do tipo integração vertical estão fundamentalmente associadas à apropriação dos lucros dos mercados situados a montante e a jusante da atividade principal da empresa com objetivo de favorecimento de sua atividade original. Os autores ainda citam que existem alguns inconvenientes deste tipo de integração, pois o investimento pode ser muito alto, comprometendo a alocação dos recursos para a atividade principal da empresa. Além disso, deve-se levar em consideração que os riscos da empresa são elevados, visto que qualquer problema na cadeia vai afetar todas as atividades da empresa. Ressalta ainda o problema de gestão com o número de mercados nos quais a empresa atua. [REF] PROENÇA, Ércio Roberto. Concentração, integral horizontal e vertical das usinas canavieiras. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/106157/proenca_er_dr_ilha.pdf?sequence=1
- [NE05] As concentrações verticais podem ter por objeto ou efeito o prejuízo à concorrência em mercado relevante outro que não aquele da atividade principal do adquirente, embora o beneficie. Por exemplo, a concentração vertical pode garantir o fornecimento de determinada matéria-prima, mediante o controle do fornecedor. Do ponto de vista da empresa adquirente, elimina-se a concorrência a que estava sujeita para a compra do produto e, daquele da empresa adquirida, extingue-se a relação de competição pela venda do mesmo produto. [REF] FORGIONI, Paula A. Os fundamentos do antitruste. 10. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018. 508 p.
Criador
- Projeto Cade: Frente de ontologia
Fonte da definição
- [REF] Fonte: Cade, Guia V+, p. 12. Disponível em:https://cdn.cade.gov.br/Portal/centrais-de-conteudo/publicacoes/Guia%20V+/Guia-V+2024.pdf
MEMBRO DE
Exemplo
- Existem empresas que atuam, por exemplo, na extração do minério de ferro e do carvão, transportam esses produtos em seus próprios meios para suas fundições, produzem ali o ferro gusa, convertem-no em aço e o modelam em produtos semi-acabados ou mesmo em produtos finais que às vezes elas mesmas comercializam. Esse procedimento pode se tornar rentável, na medida em que resulte em economia de combustível, fretes, coordenação da produção e na eliminação de intermediários. [REF] SANDRONI, Paulo (org.). Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller,1999. p. 101. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/magaldi/GEO_ECONOMICA_2019/dicionario-de-economia-sandroni.pdf {p. 634}
- Kotler (1998) enfatiza que algumas empresas concluirão que é vantajoso integrar para trás/e ou para frente: o setor petrolífero, em que as principais empresas fazem exploração, prospecção, perfuração, refino, produção de produtos químicos e operação de postos de gasolina. Frequentemente, a integração vertical reduz os custos e exerce maior controle sobre o fluxo de valor agregado. Além disso, essas empresas podem manipular seus preços e custos em segmentos diferentes do negócio para obter lucros onde os impostos são mais baixos [REF] PROENÇA, Ércio Roberto. Concentração, integral horizontal e vertical das usinas canavieiras. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/106157/proenca_er_dr_ilha.pdf?sequence=1
URI
http://cadethes/integracaoVertical
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