Skip to main content

Search from vocabulary

Content language

Concept information

Preferred term

Poder de monopsônio  

Type

  • owl:NamedIndividual

  • Termo em avaliação

Definition

  • O poder de monopsônio ocorre quando uma empresa — ou grupo de empresas — é capaz de influenciar, por meio de suas compras, o preço de aquisição dos insumos.

Broader concept

Scope note

  • O comportamento não competitivo leva à redução do excedente do consumidor (no caso de poder de monopólio) e diminuição do excedente do produtor (no caso de poder de monopsônio), além de ocasionar, em ambos, perda de peso morto da economia. — SILVA, Guilherme D'Alessandro; DE ANDRADE RESENDE FILHO, Moisés. Uma análise sobre poder de mercado ao longo da cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Revista do IBRAC, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 278–297, 2023. Disponível em: https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/183. , p. 279.
  • O exercício do poder de monopsônio pela empresa pode prejudicar o fornecedor (e, a depender do caso concreto, o consumidor) ao não só influenciar, mas impor a ele um preço abaixo do nível competitivo. Aqui não há equilíbrio de forças, mas a predominância de um agente (o monopsonista) em relação a outro agente no mercado a montante (upstream). Fonte: https://sei.cade.gov.br/sei//modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?11fcbFkN81DNKUdhz4iilnqI5_uKxXOK06JWeBzhMdu1o7VqyXeq9tKSSC3I_YlnBX8Qjt099g7spbtEu5Ayyy5-sUAm7qEJlgKMa6b8dAK7ogM6QXXkdcTbgL2i4b71%22
  • O poder de monopsônio depende de três condições: I - do número de compradores atuando no mercado; II - da forma de interação entre estes compradores; e III - da elasticidade da oferta. — SEVERO GUIMARÃES, Olavo; CAVALCANTI COUTO, Victor; OLIVEIRA MUNHOZ, João Ricardo. Os fundamentos do antitruste para mercados de trabalho. Revista do IBRAC, [S. l.], n. 1, p. 110–132, 2023. Disponível em: https://revista.ibrac.org.br/index.php/revista/article/view/20. , p. 117.
  • Uma firma com poder de monopsônio se comportará no mercado de oferta como se tivesse custos marginais maiores que uma firma que não possui poder de monopsônio. Como resultado, os preços a jusante serão mais altos e os consumidores a jusante serão prejudicados mesmo que os preços dos insumos sejam mais baixos. Se o monopsonista também detiver poder de mercado no mercado a jusante, o prejuízo à eficiência e aos consumidores será maior do que se ele não detiver. Fonte: https://sei.cade.gov.br/sei//modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?11fcbFkN81DNKUdhz4iilnqI5_uKxXOK06JWeBzhMdu1o7VqyXeq9tKSSC3I_YlnBX8Qjt099g7spbtEu5Ayyy5-sUAm7qEJlgKMa6b8dAK7ogM6QXXkdcTbgL2i4b71%22

Creator

  • Projeto Cade: Frente de ontologia

URI

http://voccade/poderdemonopsonio

Download this concept:

RDF/XML TURTLE JSON-LD last modified 08/03/2024