Concept information
Preferred term
Produto secundário
Type
-
owl:NamedIndividual
-
Termo homologado
Definition
- Produto secundário é um produto complementar a um produto primário e que, em ordem temporal, será utilizado depois do primário.
Broader concept
Scope note
- A resposta para a questão sobre se os produtos secundários devem ser definidos como um mercado separado depende das seguintes variáveis: primeiro, se o preço do produto secundário em questão for uma proporção considerável ou não do preço do produto primário: cinzeiros devem ser postos em mercados separados enquanto motores não. Em segundo lugar, não apenas o preço da peça de reposição mas também a possibilidade de reposição são relevantes: se os preços forem iguais e uma peça de reposição for consabidamente fácil de se partir, dificilmente será colocada em um mercado separado com relação a uma peça cuja possibilidade de falha se espera ser amplamente muito baixa (essa possibilidade não chega a ser considerada pelos consumidores quando adquirem o automóvel; freios ou cintos de segurança, por exemplo). Em terceiro lugar, alguns compradores são mais sofisticados. Quando os compradores são consumidores finais, podem ser menos informados sobre a probabilidade de que peças de reposição ou serviços pós-venda são necessários e ter menos consciência acerca dos preços de produtos do mercado secundário. Por sua vez, quando o produto do mercado primário é um insumo adquirido por uma empresa, deve-se esperar que o comprador esteja mais bem informado acerca dos custos esperados dos produtos secundários (tanto de sua necessidade quanto de seus custos). No último caso, a definição de mercado será, ceteris paribus, mais ampla que no primeiro. — MOTTA, Massimo; SALGADO, Lucia Helena. Política de concorrência: teoria e prática e sua aplicação no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
- O fato do produto secundário ser funcionalmente dependente do produto primário não implica em dizer que a ele não seja agregado um valor econômico significativo. Seu valor cresce na proporção em que vem sendo empregado, no âmbito de seu mercado relevante, como objeto de uma estratégia concorrencial muito específica. Para efeito de análise, vale uma comparação entre os valores discrepantes das impressoras e dos cartuchos de toner ofertados pelos produtores aos consumidores. — https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2250278/mod_resource/content/0/KARIN%20GRAU%20-%20Direito%20de%20Patentes%20nos%20Mercados%20Secundarios.pdf
Creator
- Projeto Cade: Frente de ontologia
definition source
memberOf
Example
- Serviços de manutenção e reparo (produto secundário) e equipamentos médicos (produto primário).
- Toner (produto secundário) e impressora (produto primário).
URI
http://voccade/produtoSecundario
{{label}}
{{#each values }} {{! loop through ConceptPropertyValue objects }}
{{#if prefLabel }}
{{/if}}
{{/each}}
{{#if notation }}{{ notation }} {{/if}}{{ prefLabel }}
{{#ifDifferentLabelLang lang }} ({{ lang }}){{/ifDifferentLabelLang}}
{{#if vocabName }}
{{ vocabName }}
{{/if}}