Avançar para o conteúdo principal

Buscar em um vocabulário

Idioma do conteúdo

Informações sobre o conceito

TERMO PREFERIDO

Cartel de preço  

Tipo

  • owl:NamedIndividual

Definição

  • O cartel de preço é um tipo de cartel no qual os agentes econômicos concorrentes estabelecem a fixação de preços, seja acima ou abaixo do preço de mercado ou de custo.

Conceito mais amplo

Nota de escopo

  • Um cartel de preço tende a coordenar a ação dos agentes de mercado com o intuito de determinar o preço mais benéfico para si, tal qual uma empresa monopolista faz. Tal coordenação se dá com o objetivo de estabelecer uma negociação ilegítima de preço, permitindo, desse modo, uma comparação das estimativas de demanda, capacidade instalada, curvas de custos entre outros pontos, podendo ser resolvidas as diferenças com o intuito de se achar um consenso acerca do equilíbrio de preço/produção que trará mais lucro aos agentes em conluio, em prejuízo dos adquirentes de seus serviços (e, no final, os consumidores). — FAZER REFERÊNCIA: Fonte: p. 198, Cartéis em licitações: fronteiras entre a infração à ordem econômica e o ato de improbidade administrativa

Criador

  • Projeto Cade: Frente de ontologia

Fonte da definição

  • FORGIONI, Paula. A. Os fundamentos do antitruste. 10. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018. 508 p.

URI

http://voccade/cartelDePreco

Baixar este conceito:

RDF/XML TURTLE JSON-LD última modificação 03/10/2023