Informações sobre o conceito
TERMO PREFERIDO
Cartel de preço
Tipo
-
owl:NamedIndividual
Definição
- O cartel de preço é um tipo de cartel no qual os agentes econômicos concorrentes estabelecem a fixação de preços, seja acima ou abaixo do preço de mercado ou de custo.
Conceito mais amplo
Nota de escopo
- Um cartel de preço tende a coordenar a ação dos agentes de mercado com o intuito de determinar o preço mais benéfico para si, tal qual uma empresa monopolista faz. Tal coordenação se dá com o objetivo de estabelecer uma negociação ilegítima de preço, permitindo, desse modo, uma comparação das estimativas de demanda, capacidade instalada, curvas de custos entre outros pontos, podendo ser resolvidas as diferenças com o intuito de se achar um consenso acerca do equilíbrio de preço/produção que trará mais lucro aos agentes em conluio, em prejuízo dos adquirentes de seus serviços (e, no final, os consumidores). — FAZER REFERÊNCIA: Fonte: p. 198, Cartéis em licitações: fronteiras entre a infração à ordem econômica e o ato de improbidade administrativa
Criador
- Projeto Cade: Frente de ontologia
Fonte da definição
- FORGIONI, Paula. A. Os fundamentos do antitruste. 10. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018. 508 p.
MEMBRO DE
URI
http://voccade/cartelDePreco
{{label}}
{{#each values }} {{! loop through ConceptPropertyValue objects }}
{{#if prefLabel }}
{{/if}}
{{/each}}
{{#if notation }}{{ notation }} {{/if}}{{ prefLabel }}
{{#ifDifferentLabelLang lang }} ({{ lang }}){{/ifDifferentLabelLang}}
{{#if vocabName }}
{{ vocabName }}
{{/if}}