Avançar para o conteúdo principal

Buscar em um vocabulário

Idioma do conteúdo

Informações sobre o conceito

TERMO PREFERIDO

Market share  

Tipo

  • owl:NamedIndividual

  • Termo candidato

Definição

  • [DEF1] Expressão em inglês que significa, literalmente, “participação no mercado”, isto é, a fração do mercado controlado por uma empresa ou participação no mercado nas vendas de um determinado produto. Avalia-se que quando uma só empresa tem uma participação superior a 10% de um mercado, ela já é capaz de influir na fixação de preços nesse mercado.

Termos alternativos

  • Participação de mercado

Nota de escopo

  • [NE1] Mediante a aplicação do método da market share busca-se determinar qual a parcela de mercado que foi perdida pelo prejudicado (Antitrust economics, p. 78 e ss.). — FORGIONI, Paula. A. Os fundamentos do antitruste. 10. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018. {p. 165}
  • [NE2] Há elevada variância de market shares, em razão da contestabilidade do mercado por todos os agentes do mercado. — CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Guia para análise de atos de concentração horizontal. Brasília: Cade, 2016. {p. 34}

Contribuidor

  • Ana Beatriz

Fonte da definição

  • [DEF1] SANDRONI, Paulo (org.). Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller,1999. p. 368. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/magaldi/GEO_ECONOMICA_2019/dicionario-de-economia-sandroni.pdf

URI

http://voccade/marketShare

Baixar este conceito: