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Informações sobre o conceito

TERMO PREFERIDO

Poder compensatório  

Tipo

  • owl:NamedIndividual

  • Termo candidato

Definição

  • [DEF1] O poder compensatório do comprador, ou a capacidade de neutralizar suficientemente o poder de mercado oposto com base na força de negociação do comprador em uma relação comercial, tem sido um tópico de discussão em casos de concentração e abuso de posição dominante. Embora frequentemente invocado, a prática mostra que é raro o cumprimento dos requisitos de suficiência para que o poder compensatório do comprador impeça efetivamente o exercício do poder de mercado do vendedor. Esse poder de neutralização deve beneficiar não apenas o grande comprador que o exerce, mas também se estender a outros compradores (menores), conforme discutido no caso Enso/Stora. Fonte: Tradução de "Buyer power" https://www.concurrences.com/en/dictionary/buyer-power [DEF2] O poder compensatório prevê que os agentes de um mercado possam agir de forma coordenada como forma de se contrapor ao exercício de poder de mercado de outro agente que detenha tal poder um elo subsequente da cadeia produtiva. Por exemplo, se um distribuidor detém poder de monopsônio sobre determinado insumo para o qual há diversos fornecedores, há uma assimetria na barganha da qual (ou em que) o monopsonista se beneficia. Para equilibrar essa relação, seria aceitável que, em determinadas condições, os fornecedores também se unissem e negociassem com o distribuidor de forma a contrapor um poder de monopólio ao poder de monopsônio original. Fonte: https://cdn.cade.gov.br/Portal/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos-economicos/cadernos-do-cade/Caderno-Saude-Suplementar_Condutas_Atualizado-VFinal.pdf

Conceito mais amplo

Nota de escopo

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Fonte da definição

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URI

http://voccade/podercompensatorio

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RDF/XML TURTLE JSON-LD última modificação 05/04/2024