Informações sobre o conceito
TERMO PREFERIDO
Market share
Tipo
-
owl:NamedIndividual
-
Termo candidato
Definição
- [DEF1] Expressão em inglês que significa, literalmente, “participação no mercado”, isto é, a fração do mercado controlado por uma empresa ou participação no mercado nas vendas de um determinado produto. Avalia-se que quando uma só empresa tem uma participação superior a 10% de um mercado, ela já é capaz de influir na fixação de preços nesse mercado.
Termos alternativos
- Participação de mercado
Nota de escopo
- [NE1] Mediante a aplicação do método da market share busca-se determinar qual a parcela de mercado que foi perdida pelo prejudicado (Antitrust economics, p. 78 e ss.). — FORGIONI, Paula. A. Os fundamentos do antitruste. 10. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018. {p. 165}
- [NE2] Há elevada variância de market shares, em razão da contestabilidade do mercado por todos os agentes do mercado. — CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Guia para análise de atos de concentração horizontal. Brasília: Cade, 2016. {p. 34}
Contribuidor
- Ana Beatriz
Fonte da definição
- [DEF1] SANDRONI, Paulo (org.). Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller,1999. p. 368. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/magaldi/GEO_ECONOMICA_2019/dicionario-de-economia-sandroni.pdf
MEMBRO DE
URI
http://voccade/marketShare
{{label}}
{{#each values }} {{! loop through ConceptPropertyValue objects }}
{{#if prefLabel }}
{{/if}}
{{/each}}
{{#if notation }}{{ notation }} {{/if}}{{ prefLabel }}
{{#ifDifferentLabelLang lang }} ({{ lang }}){{/ifDifferentLabelLang}}
{{#if vocabName }}
{{ vocabName }}
{{/if}}