Informações sobre o conceito
TERMO PREFERIDO
Mercado primário
Tipo
-
owl:NamedIndividual
-
Termo em avaliação
Definição
- Mercado primário é um tipo de mercado econômico que compreende produtos e serviços duráveis (primários) que possuem componentes e serviços substituíveis ou complementares (secundários).
Conceito mais amplo
Nota de escopo
- A caracterização de efeitos anticompetitivos (mesmo que potenciais) no mercado secundário ou principal é um dos elementos adotados pelo Cade para qualificar venda casada. — FAZER REFERÊNCIA: https://sei.cade.gov.br/sei//modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?11fcbFkN81DNKUdhz4iilnqI5_uKxXOK06JWeBzhMdu1o7VqyXeq9tKSSC3I_YlnBX8Qjt099g7spbtEu5Ayy2FzuRxRk_2pr0H4XHdhdDP3YJCFgcIS9dE3XgBXyNtm%22
- Muitas vezes, o produto primário e os produtos secundários não são comprados simultaneamente. Em alguns casos (como automóveis e serviços de reparação), os produtos secundários podem ser adquiridos vários anos após o produto primário. Além disso, os produtos secundários podem ser adquiridos regularmente (como consumíveis) ou apenas pontualmente. — FAZER REFERÊNCIA: Laure Schulz, 'The Economics of Aftermarkets', Journal of European Competition Law & Practice, 2015, Volume 6, Issue 2, p.123–128
- Muitos bens duráveis, como os carros, precisam de peças de reposição, e alguns, como aspiradores de pó ou fotocopiadoras, também necessitam de fornecimento constante de consumíveis para funcionarem. — EC Competition Law: text, cases, and materials, p. 78
- Podem surgir questões relacionadas à concorrência quando o fornecedor do produto ou equipamento original (primário) também fornece o produto ou serviço no mercado secundário (em alguns mercados, o produtor ganha mais dinheiro com a venda de consumíveis do que com o produto original. — EC Competition Law: text, cases, and materials, p. 368
- Se uma empresa estiver ativa tanto no mercado primário como no secundário, pode conceder subsídios cruzados entre estes dois mercados; assim, por exemplo, consegue oferecer gratuitamente o produto primário e recuperar sua margem nos produtos secundários. — FAZER REFERÊNCIA: Laure Schulz, 'The Economics of Aftermarkets', Journal of European Competition Law & Practice, 2015, Volume 6, Issue 2, p.123–128
- Uma vez comprado o produto primário, existe a possibilidade de os consumidores ficarem presos num sistema, por exemplo, se o preço do produto primário for demasiado elevado para mudar facilmente para um produto primário concorrente. — FAZER REFERÊNCIA: Laure Schulz, 'The Economics of Aftermarkets', Journal of European Competition Law & Practice, 2015, Volume 6, Issue 2, p.123–128
Criador
- Projeto Cade: Frente de ontologia
MEMBRO DE
URI
http://voccade/mercadoPrimario
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