Avançar para o conteúdo principal

Buscar em um vocabulário

Idioma do conteúdo

Informações sobre o conceito

TERMO PREFERIDO

Oligopólio  

Tipo

  • owl:NamedIndividual

  • Termo homologado

Definição

  • Oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada pela presença de barreiras à entrada, na qual a produção e a oferta de determinado produto — homogêneo ou diferenciado — são feitas por poucas empresas.

Conceito mais amplo

Conceitos mais restritos

Nota de escopo

  • A lucratividade das empresas oligopolistas dependerá das interações estratégicas realizadas entre as mesmas: se agirem competitivamente, o resultado final será próximo ao de um mercado perfeitamente competitivo. Se resolverem cooperar entre si, poderão combinar preços e quantidades de modo a obter maiores lucros, aproximando o resultado ao de um monopólio. — OLIVEIRA, Gesner; RODAS, João Grandino. Direito e economia da concorrência. 2. ed rev. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013. (Biblioteca de Direito e Economia, v. 3).
  • As pequenas empresas dão, muitas vezes, lugar a monopólios e oligopólios, mediante processo de integração vertical e horizontal. — FORGIONI, Paula. A. Os fundamentos do antitruste. 10. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018. 508 p.
  • Em um oligopólio, as empresas operam com certa interdependência de suas decisões. — PAN5, m. 1, p. 6, Introdução à Defesa da Concorrência
  • Em um oligopólio, temos mais de dois agentes econômicos atuando no mercado, cujos comportamentos influenciam-se mutuamente, enquanto no caso do monopólio apenas um agente determina as regras do jogo do mercado. — FORGIONI, Paula. A. Os fundamentos do antitruste. 10. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2018. 508 p.
  • Na maioria dos modelos de oligopólio, faz parte do processo competitivo normal que a entrada de um competidor provoque uma reação das incumbentes, levando-as a reduzir preços, como cobrir a oferta de um concorrente. — MOTTA, Massimo; SALGADO, Lucia Helena. Política de concorrência: teoria e prática e sua aplicação no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
  • O oligopólio é uma tendência que reflete a concentração da propriedade em poucas empresas de grande porte, pela fusão entre elas, incorporação ou mesmo eliminação (por compra, dumping e outras práticas restritivas) das pequenas empresas. — SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/magaldi/GEO_ECONOMICA_2019/dicionario-de-economia-sandroni.pdf. Acesso em: 06 fev. 2024.

Criador

  • Projeto Cade: Frente de ontologia

Fonte da definição

  • Elaborado a partir de ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ENAP). Introdução à defesa da concorrência. Brasília: ENAP, 2021. Acesso em: 23 de jan. 2024.

Exemplo

  • O oligopólio ocorre, normalmente, em indústrias como as dos setores automobilísticos, aço, petroquímica, farmacêutica, de telefonia, TV a cabo, eletroeletrônicos e de equipamentos de informática, compostas por poucas firmas e com altos custos à entrada.

URI

http://voccade/oligopolio

Baixar este conceito:

RDF/XML TURTLE JSON-LD última modificação 16/02/2024